Televendas: (54) 3421-2300
Whatsapp: (54) 99107-1264
RESERVAS DAS
08h às 18h
CHAME NO
WHATSAPP
PASSEIOS

Gramado – Tudo o que você precisa saber sobre a belíssima cidade na Serra Gaúcha 

Quer conhecer tudo sobre a belíssima Gramado?

Gramado

O verão chegou ao fim, e o outono já começa a trazer os ventos frios de preparo para o inverno! Nessa época, nada melhor do que aproveitar a mudança de tempo em um lugar aconchegante, e é aí que muitos viajantes começam a preparar um novo roteiro para esse período.

Geralmente os destinos eleitos são cidades serranas para curtir o frio, e a cereja do bolo entre as alternativas não pode ficar de fora: Gramado.

Após ler este artigo, aproveite também:

Gramado é a estrela da Serra Gaúcha e atrai turistas de todo o Brasil durante qualquer época do ano, porque sempre possui opções de turismo e suas belezas naturais intactas, mas é no inverno que a cidade ganha o seu charme especial.

Romântica e aconchegante por natureza, os termômetros marcam temperaturas muito baixas para aproveitar o clima local, tomar um bom vinho e se deliciar com o fondue! Saiba mais e comece a programar a sua visita a Gramado sem perder tempo.

5 razões que provam o porquê você precisa visitar Gramado

Existem muito mais do que apenas cinco motivos para fazer as malas e ir para a Serra Gaúcha conhecer Gramado, mas saiba algumas das melhores razões para se motivar ainda mais.

1- Culinária

Gramado

A sequência de fondue é um dos pratos mais procurados da Serra Gaúcha. / Fonte: clickreserva.com.br

A culinária é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos de Gramado! A gastronomia local tem a influência das raízes imigrantes do Rio Grande do Sul, então se prepare para fazer refeições em restaurantes típicos italianos, de família italiana, lanchonetes alemãs e o tradicionalíssimo fondue suíço.

Sendo a culinária um ponto forte da cidade, existem muitas opções para todos os tipos de paladar e também de bolso.

No inverno o que faz sucesso são as sopas e caldos, além da sequência de fondue, que é servida em diversos restaurantes por valores variados e inclui fondue de queijo, fondue de carne e fondue de chocolate para a sobremesa.

Ao se programar para visitar Gramado, monte o seu próprio roteiro culinário dos melhores restaurantes para conhecer e pratos típicos para experimentar em Gramado. Existem muitos restaurantes, lanchonetes e cafés cheios de tradição espalhados pela cidade!

A culinária aqui é perfeita  para todos os gostos, com opções tradicionais gaúchas, alemãs e até mesmo suíça.

2- Natureza

A natureza de Gramado é exuberante, e sem dúvidas você vai ser surpreendido pelas belíssimas paisagens locais quando chegar lá, ainda que tenha visto fotos e pesquisado pela experiência de outras pessoas na Internet. São parques, mirantes e vales com vista de tirar o fôlego para aproveitar em qualquer estação do ano.

Essa beleza não fica ofuscada no inverno, e o verde abundante da cidade ganha um tom pálido e sóbrio que remete às belíssimas paisagens europeias. O Lago Negro, o Vale do Quilombo, são muitos os pontos turísticos para se apreciar a natureza em Gramado, tirar fotos e registrar para sempre na memória.

3- Não é tão caro como você imagina

Por se tratar de uma cidade emblemática, com opções de requinte e ares de elegância, muitas pessoas consideram Gramado um destino caro e inacessível para quem está com a grana curta. Não é bem assim. Você pode fazer turismo em Gramado e economizar, basta adaptar o seu estilo de viagem às diversas opções oferecidas pela cidade!

Por exemplo, reservando a sua hospedagem com antecedência ou em baixa temporada, maiores serão as chances de encontrar um preço atrativo de diária. Também vale consultar o aluguel de quarto ou casa, em sites como o Airbnb.

Além da hospedagem, é possível economizar fazendo os diversos passeios gratuitos pela cidade, apreciando a natureza sem pagar por isso, e fazer as refeições em restaurantes simples ou lanchonetes.

Alugando um lugar que dispõe de cozinha, você pode até preparar a sua comida ou sanduíches para levar e fazer um piquenique em um dos passeios. Consulte o TripAdvisor e saiba através das avaliações de outros visitantes a faixa de preço dos lugares onde planeja comer. É perfeitamente possível visitar Gramado gastando pouco!

4- Passeios e festivais

Além dos pontos turísticos relacionados à natureza local, Gramado também oferece um vasto leque de opções no que diz respeito a passeios e festivais típicos. Os turistas podem se divertir no emblemático passeio de Maria Fumaça, visitar a Epopeia Italiana, curtir o Festival de Cinema no meio do ano ou mesmo o Natal Luz, se a viagem acontecer perto do Natal.

Para organizar bem a sua programação na cidade, monte um roteiro e conte apenas os dias inteiros que possui em Gramado, já que muitos desses passeios tem a duração de um dia inteiro.

5- A vizinha Canela

Gramado

Fonte: Rock Turismo

Canela é uma cidade vizinha que não fica devendo a Gramado nada em charme e beleza! É pequena e dá para conhecer os principais pontos em um dia. O melhor de tudo é a proximidade, dá para ir até mesmo andando para Canela! Muitos turistas vão pedalando, de ônibus ou carro alugado. Conheça de perto a belíssima Catedral de Pedra!

Pontos turísticos de Gramado que não podem faltar no seu roteiro

Agora que você já conhece as razões pelas quais não pode deixar de viajar para Gramado, acrescente nos seus planos os pontos turísticos que não podem ficar de fora!

Lago Negro

Gramado em Abril

Os arredores do Lago Negro / Fonte: viagemeviagens.com

Cercado por árvores que vieram diretamente da Floresta Negra na Alemanha, o Lago Negro possui águas límpidas em um tom verde esmeralda e um cenário bucólico para relaxar e apreciar a paisagem. É lá também que se pode dar uma volta no simbólico pedalinho de Gramado!

Para quem busca um turismo mais voltado para aventura, há trilhas pelos arredores que dão para mirantes de tirar o fôlego!

Ao final, um piquenique à beira das águas tranquilas do lago fecham o passeio com chave de ouro.

A visita ao Lago Negro é ótima em qualquer estação do ano. Enquanto na primavera e no verão o verde fica mais forte e os arredores mais floridos, com o sol refletido nas águas, no outono e inverno as folhas secas caem no chão, promovendo um cenário bonito e acolhedor.

Mini Mundo

pontos turísticos de gramado mini mundo

Miniatura no Mini Mundo / Fonte: seeyaaround.wordpress.com

Esse é um dos museus favoritos, com miniaturas que replicam grandes marcos mundiais.

Veja de perto os detalhes milimetricamente calculados das pequenas cidades, rodovias, pedestres e até animais. É imperdível para adultos e crianças!

Dreamland

dreamland museu de cera

Marilyn Monroe e Elvis Presley são dois dos músicos presentes no museu. / Fonte: adelsonjunior16.wordpress.com

Se estiver com um tempo sobrando ao fim de um passeio diurno, feche o seu dia com chave de ouro visitando a Dreamland!

Esse museu possui esculturas de cera de grandes personalidades mundiais, incluindo é claro personalidades brasileiras, como Ayrton Senna e Pelé.

Um passeio divertido para toda a família e a chance de tirar foto ao lado da figura de grandes ídolos.

Snowland

Na Snowland você curte a neve durante todo o ano. / fonte: melhoresdestinos.com.br

Quer maximizar a experiência em Gramado e aproveitar a arquitetura europeia para curtir uma experiência digna de viagem internacional?

Visite a Snowland, o parque temático com neve para praticar esqui e snowboard!

O parque conta com toda a estrutura para receber famílias, possui praça de alimentação, lojinha de suvenir e tudo o que os visitantes possam precisar.

É um passeio divertido e com a cara de Gramado!

Vale do Quilombo

pontos turísticos de gramado aldeia do papai noel

Vale do Quilombo / Fonte: gramadoinesquecivel.tur.br

Essa é provavelmente uma das experiências mais enriquecedoras que você terá em Gramado sem precisar pagar um único centavo.

O mirante do Vale do Quilombo está entre Gramado e Canela, e é possível ir andando do Centro de Gramado até lá.

Muitos turistas preferem ir pedalando, descem da bicicleta e param por alguns minutos para apreciar a vista.

O mirante oferece uma vista privilegiada do verde da serra, seus vales, uma visão panorâmica com mais de 800 metros. O pôr do sol visto do Vale do Quilombo é o mais bonito da Serra Gaúcha, sem sombra de dúvidas. Vale a pena reservar pelo menos trinta minutinhos do seu dia para parar no mirante, apreciar a natureza e fazer algumas fotos.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo

Localizada na região central, de muito fácil acesso, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo foi a primeira capela católica de Gramado! A igreja está em pleno funcionamento, sediando missas e eventos, mas atrai muitos turistas pela sua beleza. A construção de pedra, a fonte em frente, tudo forma um cenário acolhedor e belo que é a cara de Gramado!

Rua Coberta

pontos turísticos de gramado rua coberta

Vista interna da rua com seus restaurantes / Fonte: bemparana.com.br

A Rua Coberta não é exatamente um ponto turístico a ser visitado, mas você precisa passar por ela durante a sua viagem a Gramado! Ela fica localizada no centro, bem no coração de Gramado, e é caminho para basicamente tudo o que você pretende fazer na cidade. Vale à pena conferir os restaurantes, lanchonetes e apresentações que eventualmente acontecem por lá, além de ser uma ótima estratégia para fugir da garoa em dias chuvosos.

Onde me hospedar em Gramado?

Gramado não é uma cidade grande, e é bem fácil percorrê-la à pé, mas sem dúvidas a melhor opção é se hospedar na região central, onde tudo acontece. Procure hotéis ou pousadas próximos a Avenida das Hortênsias para ficar perto do movimento. Sendo próximo da rodoviária, você não precisa se preocupar com gasto com transporte!

Confira algumas boas opções de hospedagem se estiver procurando onde ficar em Gramado.

Pousada Chales das Montanhas

Gramado em Junho

A Pousada Chalés da Montanha é uma das melhores opções de hospedagem na Serra Gaúcha. / Fonte: booking.com

Essa pousada é aconchegante e visa deixar os clientes bem à vontade, para se sentirem em casa. O jardim é encantador, repleto de flores, as áreas comuns bastante limpas e bem decoradas para deixar o clima acolhedor e o café da manhã delicioso, muito bem servido com opções variadas de sucos, chás e bolos.

O atendimento é sem dúvida um diferencial, já que os funcionários estão sempre atentos em como podem ajudar os hóspedes no que for possível. Localização exclusiva para aproveitar o verde de Gramado.

Rede de Hotéis Sky 

gramado em setembro

O Hotel Sky é uma das melhores opções de hospedagens em Gramado. / Fonte: cariocandoporai.com.br

O Sky Hotel é uma das melhores opções de hospedagem para quem está visitando a Serra Gaúcha. Com três incríveis hotéis, o Sky Hotel, Sky Centro e Sky Serra, você encontra todo o conforto e tranquilidade que as suas férias merecem. 

Além das acomodações incríveis, você também encontra uma equipe altamente treinada e preparada para atender você e a sua família com todo o carinho que a Serra gaúcha tem para oferecer. 

Ainda temos o SKY Centro, Sky Serra para Você aproveitar as suas férias como merece!

Melhores restaurantes para comer em Gramado

Como a gastronomia é um ponto fortíssimo de Gramado e faz parte do seu turismo, vale à pena reservar ao menos uma refeição para curtir um dos melhores restaurantes da cidade. Se estiver visitando em dias frios, então, você não pode deixar de provar a tradicional sequência de fondue.

Se a ideia for provar o fondue, são vários restaurantes que oferecem essa opção. O restaurante Carlitos e o Maison de la Fondue são ótimas opções! Pesquise os valores da sequência antes de escolher onde irá provar.

Para quem busca um jantar sofisticado e diferente do tradicional de Gramado, pode provar os aclamados pratos franceses no La Table D´Or Mediterranée, um dos melhores restaurantes da cidade, com ambiente impecável, excelente para ocasiões especiais.

A cidade também está repleta de cantinas italianas comandadas por famílias de imigrantes italianos! A cantina do Tour Linha Bella é uma das mais bem quistas pelos turistas que visitam Gramado.

O que levar na mala para visitar Gramado

Independente da época do ano em que irá conhecer Gramado, é bom se prevenir para a variação climática, já que se trata de uma cidade serrana.

Mesmo na primavera ou verão, as temperaturas tendem a cair durante a noite e pode haver neblina, então sempre leve um agasalho e uma calça comprida.

Se estiver visitando a cidade no outono e inverno, é preciso se preparar melhor com casacos mais pesados, meias, toucas e até luvas, porque as temperaturas baixam mesmo e pode chegar até a nevar!

Durante essa época, não esqueça de colocar na sua mala protetor labial e hidratante para a pele, que tende a ficar ressecada pelo frio.

Compartilhar é se importar! 😀

Publicações Relacionadas

Tags: , ,



Participe, deixe suas Dúvidas ou Dicas aqui!

Comments are closed.

Gramado RS: Tudo que Você precisa Saber sobre a Cidade