Televendas: (54) 3421-2300
Whatsapp: (54) 99107-1264
RESERVAS DAS
08h às 18h
CHAME NO
WHATSAPP
PASSEIOS

Baixa temporada em Gramado: O que você deve saber antes de ir, e como economizar com nossas Dicas!

Baixa temporada em Gramado: Aproveite as melhores sugestões 

baixa temporada em gramado
As hortênsias estão espelhadas por toda a cidade nessa época do ano. / Fonte: lasmochileras.com.br

Os meses de inverno e a véspera das festas natalinas são os períodos em que a população de 35 mil pessoas quase duplica em Gramado.

Sim, estamos falando da alta temporada, frequentemente apontada pelos turistas como a “melhor época para visitar a cidade”.

Depois de conhecer o incrível Dreamland, conheça também: 

A Secretaria de Turismo gramadense há de concordar. Afinal, 90% da receita da cidade é proveniente da atividade turística.

Contribuem para isso o Festival Brasileiro e Latino de Cinema e o festival natalino conhecido como Natal Luz.

Mas há, também, quem discorde e prefira visitar Gramado na baixa temporada, quando os turistas desejam calmaria e bom preço. As atrativas promoções de hotéis e pousadas não são, porém, os únicos motivos.

Na baixa temporada, as filas das atrações e dos restaurantes estão bem menores, e a cidade torna-se um mar de sossego.

Dá até para bater papo com moradores e se arriscar em caminhadas mais longas, tamanha é a tranquilidade.

Mas, afinal, de que época do ano é baixa temporada em Gramado?

Baixa Temporada em Gramado

A resposta é simples: todas aquelas restantes que não sejam o festival natalino e os meses de junho e julho.

Não há como negar: em Gramado, a estação marcante é o inverno, durante o mês de junho, com temperaturas mínimas médias de 8ºC e máximas médias de 17ºC.

Nessa época, há o evento Estação Gramado, que costuma lotar os hotéis da cidade.

Ao contrário, os meses de janeiro e fevereiro são ideais para conhecer uma Gramado mais vazia. Se estiver com o orçamento apertado, é a época perfeita para encontrar hospedagens e passeios a preços que cabem no bolso.

Onde comer na baixa temporada em Gramado

tour noite gaúcha

A primeiríssima dica é o Serra Grill, onde a fila até a esquina revela o segredo: preço justo e boa variedade.

O Josefina Café tem charme e é o mais sofisticado café de Gramado.

Deixe as massas nas mãos do Cantina di Capo. A massa Di Capo, por exemplo, completa o cardápio de delícias: azeite de oliva, filé-mignon, sálvia, manjericão, manjerona, tomate seco e mozarela de búfala fecham com chave de ouro as opções com preços que cabem no bolso.

As melhores atrações de Gramado no período de baixa

Na baixa temporada em Gramado, você vai encontrar o Lago Negro e o Lago Joaquina Bier silenciosíssimos. O melhor de tudo: essas são visitações gratuitas.

gramado em setembro
Os arredores do Lago Negro ficam ainda mais floridos no mês de setembro. / Fonte: viagemeviagens.com

O Lago Negro fica a 1,5 km sudoeste do centro. É um belo lago artificial cercado por hortênsias e repleto de pedalinhos. Já o Joaquina Bier é onde se concentra o show e luzes nas semanas que antecedem o Natal.

São também atrações gratuitas o Museu do Perfume, repleto de bons aromas, a Fábrica da Prawer, primeiro chocolate artesanal do Brasil, e o Vale do Quilombo.

Neste último, durante a baixa temporada, vai dar para se esbaldar nas fotografias e fazer quantas poses quiser, sem grupos disputando espaço com você.

pontos turísticos de gramado aldeia do papai noel
Vale do Quilombo / Fonte: gramadoinesquecivel.tur.br

Os famosos museus Dreamland, Parque Temático de Gramado e o Gramadozoo não são gratuitos, mas valem a visita.

Com mais de 50 astros do cinema e personalidades distribuídos em 18 cenários temáticos, o Museu de Cera Dreamland é o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda América Latina. 

dreamland museu de cera
Arnold Schwarzenegger está caracterizado como no filme “O Exterminador do Futuro”. / Fonte: http://jornalwebdigital.blogspot.com.br

As maravilhas do mundo estão reunidas em réplicas no Parque Temático de Gramado. Após a visita, a sugestão é conhecer o Café do Parque, onde encontramos presentes temáticos de Monumentos Históricos, quebra cabeça 3D, invenções de Leonardo da Vinci e outros. 

O Gramadozoo, no parque da Serra Gaúcha, em funcionamento desde setembro de 2008, traz um novo conceito de zoológico. No lugar das grades e das jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem o habitat natural.

Congressos e eventos

No geral, a baixa temporada deixa Gramado bem tranquila. Exceto se houver eventos e congressos que fogem do calendário turístico.

Isso porque Gramado é referência no turismo de negócios. Há duas estruturas na cidade para abrigar eventos dessa natureza: o Gramado Serra Park e a ExpoGramado. Juntos esses espaços disponibilizam 35 mil metros quadrados.

Festa das Hortênsias, Chocofest, Festival Internacional de Publicidade a Feira Nacional da Indústria da Moda são alguns dos eventos que podem estar acontecendo na cidade.

Fique atento também se há eventos acontecendo nos hotéis Serra Azul e Serrano para não cair na furada de não encontrar apartamentos disponíveis.

Esses hotéis apresentam centros de convenção e podem estar indisponíveis caso estejam ocorrendo painéis e debates.

Onde se hospedar na baixa temporada de Gramado com ótimos preços

Separamos as melhores opões de hospedagem em Gramado com os melhores preços.

Pousada Metodista

Baixa Temporada em Gramado
Fonte: Tripadvisor

Avenida Borges de Medeiros, 2889, Centro

 Atrás da Igreja Metodista, a pousada tem poucos quartos com banheiros enormes e camas box. Aqueles que procuram preço baixo, calma e tranquilidade encontrará bom refúgio na Pousada Metodista.

Aardvark Inn

Baixa Temporada em Gramado

Rua Mestre, 18, Floresta

Esta é uma pousada residencial cujo maior destaque é o imobiliário. Os quartos são grandiosos, e chama a atenção o jardim privado na entrada.

É um bom custo-benefício. Os quartos têm frigobar, calefação central, televisores LCD com TV a cabo e DVD, secador de cabelo, roupas de cama em algodão, toalhas king size, ducha pressurizada com aquecimento central, sabonetes e shampoos com aroma do campo.

 O Chalés das Montanhas

Gramado em Junho
A Pousada Chalés da Montanha é uma das melhores opções de hospedagem na Serra Gaúcha. / Fonte: booking.com

O título acima une duas palavras que nos parece fundamentais para entender o que é Gramado.

Verdade: estamos nas montanhas, a 855 metros acima do mar. Verdade: a arquitetura da cidade só nos lembra os chalés suíços.

É, precisamente, na Pousada Chalés da Montanha que se tem “o jeito Gramado de ser”. Montanha? Tem. Áreas verdes? Tem. Cara de Suíça? Tem. Café colonial? Isso, sim, é que é dá água na boca.

Bolos, doces, pães, geleia, queijos e põe mais itens na bandeja. O café da manhã caprichado da Pousada Chalés da Montanha cai bem. É justo dizer que se trata do melhor lugar para se hospedar e se esbaldar nas comidinhas.

É rústico por fora e luxuoso por dentro e fica a três quilômetros do centro de Gramado. Da pousada, você chega rapidinho para admirar as miniaturas de edifícios famosos no Mini Mundo, que fica a 12 minutos de carro do Chalé da Montanha. Para o Palácio dos Festivais, a Vila dos Papai Noel e o Museu de Cera, o tempo de deslocamento é até menor.

A pousada é puro sossego. Dispõe de passeio a cavalo, trilhas ecológicas, área para piquenique, pesca esportiva e bicicletas para passeios. O atendimento da Pousada Chalés da Montanha é nota dez, e o café da manhã excepcional.

A pousada oferece transfer para o aeroporto, estacionamento gratuito, WiFi gratuito, quartos para famílias e quartos para não fumantes. Há, também, serviços como lavanderia e aluguel de carros.

Que tal Gramado na baixa temporada? Deixe seus comentários! Acompanhe nossas publicações.


Gostou do conteúdo que preparamos para você? Você pode conhecer muito mais com os nossos Guias Sobre a Serra Gaúcha. 

Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir algo? Deixe o seu comentário logo abaixo. Vamos adorar te responder! 

           

Publicações Relacionadas



Participe, deixe suas Dúvidas ou Dicas aqui!